data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)
O recadastramento biométrico é obrigatório para 464 mil eleitores de 22 municípios do Rio Grande do Sul. O prazo para a realização da biometria se encerra nesta quarta-feira, e quatro cidades da Região Central estão na lista: Cruz Alta, Rosário do Sul, Santigo e São Gabriel.
Comissão Mista aprova MP do 13º salário para o Bolsa Família
Quem que não se apresentar à Justiça Eleitoral durante o período determinado não poderá votar nas eleições municipais deste ano e terá o seu título de eleitor cancelado.
Para efetuar o procedimento, os cidadãos devem comparecer aos cartórios eleitorais de suas cidades com documento de identificação com foto e comprovante de residência. A situação de cada município pode ser consultada por meio da página do Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-RS).
Definida empresa que fará reforma na Câmara de Vereadores
Segundo o TRE-RS, até o dia 4 de março, Santiago era o município com o maior percentual de cadastrados com o sistema biométrico. Até a data, 34.082 dos 40.149 eleitores da cidade tinham sido registrados, 85% do total.
A biometria garante mais segurança na identificação do eleitor durante a votação. Desde 2009, o recadastramento biométrico chegou ao Rio Grande do Sul. Neste período, o processo já foi concluído em 454 cidades.
Outros 21 municípios, inclusive Santa Maria e a capital gaúcha, só terão seus eleitores convocados obrigatoriamente a partir de 2021. Contudo, já é possível fazer a biometria nessas cidades. Desta forma, se evitam filas e se faz com que o procedimento seja mais rápido. O atendimento pode ser agendado no site do Tribunal Regional Eleitoral.
*Com informações do TRE-RS